quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Hanaí Portilla

Anahí Giovanna Puente Portilla, conhecida mundialmente pelo nome artístico Anahí (Cidade do México, 14 de maio de 1983), é uma cantora, compositora, atriz, empresária, dançarina, modelo e estilista de moda do México. Como cantora solo, Anahí lançou cinco álbums de estúdio, três coletâneas muscais, quatro singles, realizou três turnês musicais e vendeu mais de 3 milhões de álbuns, desde o lançamento de seu primeiro disco, em 1993.
Seu primeiro álbum, Anahí, lançado em 1993, foi tema da série mexicana Chiquilladas, da qual fazia parte do elenco, que foi seguido por ¿Hoy Es Mañana?, lançado em 1996. Em 2004, integrou o elenco da telenovela Rebelde, da qual surgiu o grupo musial RBD, do qual também fez parte. Como integrante do RBD, a cantora lançou seis álbuns de estúdio, três álbuns ao vivo, mais de vinte singles, vendeu mais de 50 milhões de CDs, realizou concertos em mais de 100 cidades, em 23 países e conquistou diversos prêmios, tendo recebido duas indicações ao Grammy Latino.Em 2009, ao término do grupo, Anahí assinou contrato com a gravadora EMI Music e retornou ao cenário musical com o álbum "Mi delirio", recebendo Disco de Ouro pelas vendas no Brasil, tronando-se a segunda intérprete mexicana a realizar tal fato no país.
Em 2011, Anahí foi convidada para participar do evento "Non-Violence, See", que acontecerá em julho, em simultâneo aos Jogos Olímpicos, a ser realizados em Londres.Na ocasião, a cantora se apresentará ao lado do ex integrante da banda The Beatles Ringo Starr.A atriz foi considerada uma das dez artistas mais influentes do México, bem como a mexicana mais influente das redes sociais, a decima mulher mais sexy do planeta, de acordo com a revista VIP, e a "Celebridade Latina" de 2011, de acordo com o canal latino E! Entertainment Television (E!).

                                                                  

                                                Biografia

Nascida na Cidade do México em 14 de maio de 1983, Anahí Giovanna Puente Portilla é filha mais nova da mexicana Marichelo Portilla e do escritor espanhol Enrique Puente. Anahí tem duas irmãs: Marichelo e Diana Puente, sendo Diana sua irmã apenas pelo lado paterno.
Anahí começou sua carreira aos dois anos de idade, por pura casualidade, no programa infantil "Chiquilladas", da Televisa quando foi acompanhar sua irmã Marichelo a gravação do programa e durante o intervalo pegou uma escova e começou a cantar e dançar na frente do espelho e foi quando chamou a atenção do produtor que resolveu coloca-la enfrente as câmeras para ver a reação da pequena. Assim, tornou-se parte do programa, onde além de atuar, interpretava o tema de encerramento diário: Te Doy Un Besito. Desde muito pequena a atriz-mirim veio realizando vários trabalhos na televisão, supreendendo a todos com seu carisma e qualidade artística inata. Ainda durante vários anos, a pequena notável foi a imagem de uma famosa marca de refrigerantes, a Pepsi-Cola. Além de "Chiquilladas", Anahí participou de outros porgramas infantis, como "La Telaraña", em 1986 e "Súper Ondas", em 1989. Desde então, a atriz não se limitou somente à televisão e passou a atuar nas telonas, em filmes como "Asesinato a Sangre Fría", e Había Una Vez Una Estrella, com David Reynoso e Pedro Fernández, ambos em 1989. Por sua atuação neste último filme, recebeu em 1991, o prêmio Palma de Oro por seu destaque como atriz infantil. Em 1991, grava outro filme, "Nacidos Para Morir", com Humberto Zurita, e neste mesmo ano atua nas novelas "Garotas Bonitas", La Pícara Soñadora e Madres Egoístas. Em 1992, participa nos filme "Ayúdame Compadre", onde atua junto de sua irmã Marichelo; "El Ganador", e "No Me Defiendas Compadre". Além disso atua na telenovela "Ángeles Sin Paraíso" e grava seu primeiro disco, Anahí, que promove por toda a República no ano seguinte, quando se apresenta durante cinco semanas no circo Atayde, com El show de Anahí.
Em 1993, Anahí interpreta o tema "Mensajero del Señor", dedicado ao Papa João Paulo II, devido à sua visita a Yucatán, México. Em 1995, aos doze anos, participa de Alondra, novela mais exitosa da época, que foi vendida para vários países e foi a que fez com que a Anahí ficasse conhecida em outros países como Espanha e Venezuela. Ainda no mesmo ano Anahí grava a série Mujer, Casos De La Vida Real que mostra o cotidiano de mulheres trabalhadoras que cuidavam dos filhos. Em 1996, lança seu segundo disco ¿Hoy Es Mañana? e grava a telenovela "Tú y Yo". Em 1997, grava a telenovela Mi Pequeña Traviesa e lança seu terceiro disco, Anclado En Mí Corazón, já em 1998, atuou em Vivo por Elena. Ainda em 1998, aos quinze anos de idade, Anahí para de frequentar escolas e passa a ter professores particulares em casa, terminando os estudos mais cedo e, posteriormente, formando-se em estilista de moda. Neste mesmo ano, é chamada para gravar a série "Una Pura y Dos Con Sal", onde tem sua primeira protagonista em trabalhos de televisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário